Loading...
A COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção) inaugura na manhã desta terça-feira, 18, a Unidade Demonstrativa de Beneficiamento de Alimentos no Assentamento Olho D’Água, município do Seridó, aonde os assentados farão produtos de panificação, além de polpas de frutas, que serão comercializados dentro do próprio assentamento e nos municípios vizinhos. A Unidade Demonstrativa vai funcionar na cozinha comunitária que foi reformada e onde foram investidos R$ 10 mil.

A UD vai beneficiar diretamente 12 das 29 famílias que residem no assentamento e que integram o grupo “Sisaleiros do Seridó”. O grupo foi formado há aproximadamente seis anos e começou a produzir artesanato feito com sisal, que era um produto típico da fazenda que foi desapropriada e onde os agricultores da reforma agrária foram assentados pelo Incra-PB.
O grupo “Sisaleiros do Seridó” tem como objetivo gerar o fortalecimento organizativo e formativo do assentamento e da agricultura familiar, através do resgate de práticas coletivas de administração de recursos financeiros e não financeiros que contribuam para o desenvolvimento e para a melhoria das condições de vida das famílias participantes.
Para que possam produzir pães, biscoitos finos e outros produtos de panificação, os assentados do grupo “Sisaleiros do Seridó” participaram de capacitações, uma delas feita por integrantes do grupo “Sabor do Campo”, do Assentamento Imbiras, no município de Massaranduba, que também trabalham com panificação.
As famílias do Assentamento Olho D’Água recebem Assessoria Técnica, Ambiental e Social da COONAP, e entre os técnicos que acompanham os assentados estão o técnico em agroindústria Eriosvaldo Medeiros e a assistente social Analúcia Sousa.
Assessoria de imprensa da COONAP

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem