O Governo do Estado inicia, nesta terça-feira (31), a distribuição de 19 mil toneladas de ração animal. A ação vai ser centralizada em dez municípios paraibanos, beneficiando 20 mil produtores. O lançamento do Programa de Distribuição de Ração Animal aconteceu nos municípios de Monteiro e Sousa, com as presenças do governador Ricardo Coutinho, do secretário de Estado de Infraestrutura, Efraim Morais e criadores.
O programa prevê a distribuição de forragem de milho ou sorgo, no valor total de R$ 5.510.000,00, com uma previsão inicial de atender aos produtores durante quatro meses. A princípio, a distribuição vai acontecer de duas a três vezes por semana, dependendo da demanda. As regionais de distribuição estão localizadas nas cidades de Picuí, Monteiro, Santa Luzia, Patos, Serra Branca, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Princesa Isabel e Itaporanga.
Terão acesso à ração animal os proprietários que estiverem em dia com a vacina contra a aftosa. No caso do rebanho não vacinado, o produtor será encaminhado à Defesa Agropecuária, que vai tomar as providências necessárias para viabilizar a vacinação e o acesso do produtor à ração animal.
O Programa de Distribuição de Ração Animal é fruto de um convênio do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Infraestrutura Estadual, com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração.
Além desse programa, estão sendo desenvolvidas outras ações pelo Comitê de Combate à Estiagem, entre eles o programa de recuperação de poços e o abastecimento de água através de carro pipa, em diversos municípios paraibanos.
Poços - 486 poços artesianos serão recuperados dentro do Programa de Recuperação de Poços inserido no Plano de Trabalho do Comitê de Combate à Estiagem.
Carro pipa - Dentro do Programa de Abastecimento de Água, através de carro pipa, 40 municípios já assinaram o convênio com a Secretaria e estão aptos a receber, de forma imediata, o abastecimento.
Além dessas 40 cidades, outras 17 já procuraram a Secretaria de Infraestrutura para solicitar a inclusão na operação de abastecimento de água. Serão disponibilizados cerca de 300 carros pipa.
Paralelamente ao Programa de Distribuição de Ração Animal, o Governo do Estado (com recursos próprios), através da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas, Empasa, vai iniciar o programa subsidiado de ração que vai beneficiar cerca de 5.000 produtores. Serão 10.000 toneladas de silagem de milho ou sorgo, 6.000 toneladas de torta de algodão e 5.000 toneladas de farelo de soja. Investindo um total de R$15 milhões, até o fim do ano.
SECOM-PB
Tags:
AGRICULTURA