O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) recebeu ontem (14) em seu gabinete, em Brasília, os prefeitos eleitos Neto da cidade de Sumé, a Prefeita Alcione de Alagoinha, Jacó Maciel de Queimadas, Bôda de Alagoa Grande, José Arnaldo da cidade de Amparo, Antônio Carlos da cidade de Itabaiana e Tarcísio do município de Gurinhém. Na reunião de trabalho, o parlamentar garantiu apoio aos gestores para o desenvolvimento de ações nos municípios a partir do próximo ano, quando tomam posse nos cargos.
Vital já garantiu que não medirá esforços para ajudar todos os prefeitos eleitos e reeleitos da Paraíba a superarem a crise econômica do país quando assumirem seus mandatos em 2013. Independente da cor partidária do gestor. Seu compromisso é em trabalhar pelos 223 municípios do Estado.
Neste âmbito o senador peemedebista, já se reuniu só nos primeiros dias de novembro com mais de 30 prefeitos recém-eleitos na PB, de diversos partidos políticos. “A todos ofereci orientações necessárias para início de mandato virtuoso. Espero que cada um possa honrar a confiança do povo de cada cidade. Da mesma forma, renovei, a cada Prefeito que recebi, o desejo de uma permanente colaboração por parte do nosso mandato, aqui em Brasília.”
Assumindo o discurso da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que tem a frente Paulo Ziulkoski, o senador Vital lamentou a situação de muitos prefeitos que não estão conseguindo fechar as contas das prefeituras. Dirigindo-se particularmente aos gestores da Paraíba, o parlamentar mais uma vez colocou o seu gabinete a disposição dos gestores, prometendo fazer de tudo que estiver ao seu alcance para ajudar as prefeituras paraibanas. “Sem dúvida é preocupante a situação de muitos municípios que dependem dos recursos do FPM e que este ano sofreram com uma das piores secas dos últimos 20 anos”, lamentou Vital.
Para o senador, uma das saídas para amenizar a crise que afeta os municípios brasileiro, foi a recente aprovação na Câmara dos Deputados do seu Substitutivo dos Royalties que propõe uma nova divisão dos recursos oriundos da extração do pré-sal. O projeto beneficiará cerca de 5.000.00 municípios brasileiros que passarão a ter uma renda extra para investir em saúde e outras áreas.
Vital descarta como o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), a hipótese de veto presidencial ao projeto que redistribui os royalties do petróleo para beneficiar mais igualmente estados produtores e não produtores, aprovado na Câmara dos Deputados e que segue para a sanção presidencial.
De acordo com Vital do Rêgo, o texto aprovado mantém a essência do que deseja o governo federal, que é a mudança do regime de concessão para o regime de partilha. Ele diz que o Brasil passa a ter uma nova regra para os próximos leilões depois de passar cinco anos sem fazer leilão nenhum.
Ascom
Tags:
POLITICA