Assentamento do semiárido paraibano ganha barragem subterrânea

IMG_0084

As famílias do Assentamento Bom Jesus, localizado em Barra de São Miguel, no semiárido paraibano, comemoram a implantação de uma tecnologia alternativa de captação e armazenamento da água de chuva que promete revolucionar a vida da comunidade. A barragem subterrânea foi construída por assentados e técnicos da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), uma das entidades de assistência técnica contratadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba.

A unidade demonstrativa (UD) foi implantada em uma das parcelas do assentamento e servirá como local para intercâmbio e troca de ideias entre técnicos e assentados. A barragem subterrânea vai permitir à família assentada na parcela suporte hídrico à produção em pequena escala de plantas forrageiras, árvores frutíferas e hortaliças em canteiros econômicos. Um viveiro, também irrigado pela água da barragem, irá produzir mudas que beneficiarão todas as famílias do assentamento, que atualmente vivem da agricultura familiar de subsistência e da ovinocaprinocultura e bovinocultura.
Com a tecnologia alternativa, também é possível produzir frutas como manga, goiaba, acerola e limão sem irrigação convencional.
Josino Barbosa da Silva Neto, técnico agrícola da Coonap, explicou que a barragem subterrânea foi instalada em um ponto estratégico do assentamento (lençol freático do riacho), onde escorre o maior volume de água no momento da
chuva. Segundo ele, foi escavada uma vala perpendicular ao sentido da descida das águas até a profundidade( máxima de 4,5 m) onde se encontra a camada impermeável do solo na qual foi fixada uma lona por toda a extensão da parede. A vala foi coberta com terra e foi construído um poço amazonas.
“Com a lona, a água da chuva será acumulada de forma subterrânea neste trecho do rio, reduzindo a evaporação e ampliando a capacidade hídrica na parcela. Assim, cria-se uma vazante artificial onde a umidade do solo se prolonga por mais tempo, suprindo as
necessidades hídricas do assentado nos períodos de estiagem”, afirmou o técnico agrícola.
Ao implantar a UD em Bom Jesus I, a Coonap também tem como objetivo, sensibilizar os assentados sobre a convivência com o semiárido e o armazenamento de água baseando-se nas tecnologias sociais e trabalhar o reflorestamento na margem de riachos. Todos os processos do projeto desde a sua elaboração, implementação e execução foram acompanhados por técnicos da Ates.
IMG_0079

IMG_0066


IMG_0079
IMG_0061




Secom- Coonap



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem