EDUCAÇÃO NO SERIDÓ E CURIMATAÚ: APESAR DE CRESCIMENTO, DADOS REVELAM INFORMAÇÕES PREOCUPANTES

Paraíba- Dados da Prova Brasil e Saeb revelam que mais de 2/3 dos alunos não dominam o conteúdo da série.

O vozdepedra.com divulgará, no decorrer desta semana, os dados disponibilizados pela Prova Brasil e o Saeb.

Uma leitura preliminar indica que os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental têm defasagem de aprendizado em mais de 75%.

São avaliados os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, no 5° ano do Ensino Fundamental I e no 9° ano do Ensino Fundamental II.

O que é a Meta 3?

A Meta 3, de aprendizagem, trata do percentual de alunos que atingiram pelo menos o nível esperado para a série, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A definição desses níveis teve como parâmetro o desempenho médio dos países da organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2006. Assim, caso o Brasil atinja a Meta 3 em 2022, estará com desempenho médio dos estudantes equivalente aos dos alunos dos países da OCDE 16 anos antes.

A maioria dos municípios da Paraíba atingiu a meta estabelecida para o ano de 2009. Entretanto, o maior problema encontrado foi na disciplina de Matemática no 9° Ano do Ensino Fundamental.

LÍNGUA PORTUGUESA

Em nossa região, o município com melhor desempenho em Língua Portuguesa no 9° ano foi o de Cubati.

Vejam os indicadores para cidades do Seridó/Curimataú da Paraíba.

9º ano do Ensino Fundamental, Português (Percentual acima de 275 pontos na Prova Brasil - rede pública urbana).

MUNICÍPIO
2009
2007
2005




CUBATI
23,4%
18,4%
15,4%
PICUÍ
21,4%
7,6%
4,8%
PEDRA LAVRADA
21,1%
12,0%
6,2%
SOLEDADE
18,8%
10,9%
7,3%
CUITÉ
18,1%
12,8%
3,5%
NOVA FLORESTA
15,7%
10,0%
2,1%
SÃO VICENTE DO SERIDÓ
15,4%
7,2%
0,4%
NOVA PALMEIRA
13,0%
14,6%
3,4%
SOSSEGO
6,5%
8,6%
2,7%



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