Cada parte do mundo tem sua forma preferencial de expressão artística. A do Cariri paraibano é a poesia. Foi tomando por base esta premissa que o Centro Cultural do Cariri, organização social que funciona na pequena cidade de Parari lançou o concurso de poesia Cante o Cariri.
Com prêmios em duas categorias – Geral e Estudantil – o concurso vai distribuir duas dezenas de prêmios entre computadores, tablets e celulares e ainda vai publicar um livro com os melhores poemas inscritos na promoção. A promoção tem patrocínio do BNB e apoio do Governo da Paraíba, através da gerência regional da Educação, sediada em Monteiro. Lançado na cidade de Monteiro, no último dia 23, com recital do menestrel e contador de causos paraibano Jessier Queirino, o concurso de poesia fica com as inscrições abertas até o dia 30 de maio no site www.cuca.org.br. Maiores informações podem ser solicitadas peloemail canteocariri@cuca.org.br .
Coordenado pelo jornalista Evaldo Costa, fundador e um dos incentivadores do Cuca, o concurso Cante o Cariri tem como meta principal apoiar a produção cultural do interior da Paraiba. “Queremos ampliar e consolidar o gosto pela leitura e a escrita, desenvolver a sensibilidade para o lado belo do mundo e da vida, estimular a produção poética, revelar e promover novos talentos”, diz Evaldo Costa.
Os concorrentes poderão inscrever até cinco poemas que tenham como tema o Cariri ou as cidades que compõem a região, abordando aspectos como cultura, economia, personalidades, hábitos, costumes e geografia. “Pode falar do Cariri como um todo ou de cada uma das cidades que a integram, focalizando diversos aspectos de sua realidade, como os históricos, geográficos, culturais, sociais e econômicos”, esclarece o presidente do Cuca, Francisco de Assis. INSTITUIÇÃO O Centro Cultural do Cariri existe desde 2007 e é resultado dos esforços de um grupo de jovens de Parari que, com apoio de filhos da terra, vem realizando esforços para a qualificação profissional e a integração social. Já foram realizados cursos de corte e costura, produção audivisual, fotojornalismo e, agora, o concurso de poesia Cante o Cariri.
Com o slogan ‘A nossa cultura é investir na sua’, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) tem desenvolvido programas voltados para apoiar a produção cultural da região nordestina, num raio de ação que abrange também o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo. Uma iniciativa que está contando com o apoio da instituição, através do Programa de Cultura Banco do Nordeste – Edição 2012, é o concurso Cante o Cariri, que se insere nas diretrizes do órgão, estruturadas com o objetivo de “facilitar o acesso das comunidades aos instrumentos, equipamentos e meios de produção de bens culturais”. Outras metas do programa do BNB são contribuir “no intercâmbio com outras culturas, na formação de novas platéias e de cidadãos críticos e conscientes, na ampliação e na democratização das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, bem como na promoção, proteção e transmissão da diversidade cultural”.
Assessoria