O Secretário de Agricultura do Estado, Marenilson Batista, recebeu ofício do Partido dos Trabalhadores de Serra Branca, solicitando o empenho do Governo do Estado para tentar reverter o pagamento do Garantia Safra no município.
Nesse sentido, o deputado federal Luiz Couto está empenhado junto ao secretário para ir ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tratar do assunto, o objetivo é destravar o pagamento em diversos municípios da Paraíba.
“Em Serra Branca o problema específico foi ocasionado pela prefeitura, que preparou o laudo que historicamente era elaborado pela EMATER, nesse sentido, o MDA levou em consideração os dados históricos do IBGE, gerando um erro técnico”, afirmou o assessor Rafael Maracajá.
O Programa
O Garantia-Safra é uma ação do Pronaf para agricultores familiares da área de atuação da Sudene, majoritariamente semiárida, que sofrem perda de safra por seca ou excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca ou milho, receberão a indenização diretamente do governo federal.