Servidores do INCRA deflagram greve na PB

Servidores do INCRA deflagram greve na PB
Os servidores da Superintendência Regional do Incra na Paraíba decidiram, em assembléia realizada na manhã desta segunda-feira (25), no auditório Dona Flor de Camucim, na sede da autarquia em João Pessoa, paralisar suas atividades por tempo indeterminado.

A assembleia referendou a orientação do Encontro Nacional de Entidades do Incra e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizado no dia 4 de junho último, em Brasília, quando foi aprovado o início do movimento grevista em 26 de junho pela reestruturação dos órgãos, por melhores condições de trabalho e por uma justa remuneração salarial.

Entre 1985 e 2011, o Incra teve o seu quadro de pessoal reduzido de 9 mil para 5,7 mil servidores. Nesse mesmo período, sua atuação territorial foi acrescida em 32,7 vezes – saltando de 61 para mais de dois mil municípios, um aumento de 124 vezes no número de projetos de assentamentos assistidos. Até 1985, o INCRA geria 67 projetos de assentamento. Hoje, este número supera os 8,7 mil e a área total assistida passou de 9,8 milhões para 80,0 milhões de hectares – cerca de 10 porcento do território nacional.

O número de famílias assentadas atendidas pelo órgão passou de 117 mil para aproximadamente um milhão, totalizando cerca 4 milhões de pessoas. Ressalta-se ainda que o número de servidores está prestes a sofrer novas reduções. Até 2014 outros dois mil funcionários do INCRA estarão em condições de aposentadoria, aprofundando ainda mais o déficit de servidores no órgão.

Segue anexa uma Carta Denúncia sobre o sucateamento dos órgãos agrários que ameaça a soberania ambiental, territorial e alimentar brasileira, assinada pela Associação Nacional dos Servidores do MDA (Assemda), pela Associação Nacional dos Engenheiros Agrônomos do Incra (Assinagro) e pela Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi).  

RADIALISTA SEBASTIÃO BARBOSA 

com Assessoria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem