O apagão que atingiu toda região Nordeste, além dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão causou muita repercussão nas redes sociais. No twitter, o assunto foi o mais comentado no Brasil e no mundo. No Facebook, internautas satirizaram a suspensão do fornecimento de energia elétrica.
Piadas com relação ao assunto divertiram e foram retuitadas por milhares de internautas de todo país. Alguns deles, como é o caso da Irma Zuleide, usaram do bom humor para chamar a atenção das autoridades. O perfil @Irma_Zuleide comparou o apagão com o álbum da cantora americana Britney Spears, Blackout. Alguns tuiteiros ainda compararam a falta de energia com o fim do mundo, idealizado por alguns astrônomos para o ano de 2012.
No facebook, o perfil Dilma Bolada, que é seguido por mais de 90 mil internautas e satiriza a presidente Dilma Rousseff se passando por ela, disse que a falta de energia em grande parte do país foi causada porque ela tropeçou em um 'fio que estava escrito Nordeste'.
Enquanto o problema atingia milhões de brasileiros, piadas com teor xenófobo também explodiram nas redes sociais, reascendendo a disputa entre os moradores do norte e sul do país. Um dos tuiteiros (@ulissesmattos) chegou a questionar, caso o apagão ocorrosse na copa, como os turistas iriam diferenciar as prostitutas menores de idade. Outro perfil (@hadoucken), insinuou que os nordestinos não precisavam de apoio porque não tinham muitos aparelhos elétricos em casa. Uma outra conta (@carlosbronco) fazia piada com o fato do nordestino atender celular em voz alta dentro de um ônibus lotado.Em poucos minutos, os nordestinos criaram a hashtag #VivaoNordeste e conseguiram colocá-la como o assunto mais comentado do mundo no Twitter. Artistas como Adriane Galisteu e a cantora Preta Gil se solidarizaram com a causa e também falaram a respeito do orgulho do povo nordestino.PORTAL CORREIO
Tags:
BRASIL