Soledade conquista selo UNICEF e se torna cidade amiga da criança


 Depois de três anos em um processo que se deu através das políticas públicas do governo municipal sobre a administração dos prefeitos de Ivanildo Gouveia e Zé Bento por meio de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes no município, Soledade conquistou o Selo UNICEF Município Aprovado, que é um reconhecimento internacional pelo resultado dos seus esforços em prol de crianças e adolescentes.

A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, os municípios que se inscreveram passaram a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência e também promoveram ações diversas, garantindo saúde, educação e os direitos fundamentais desse público.
O resultado foi conhecido na tarde desta quinta-feira (29) peloSecretário Policarpo Neto (Netinho) e pela representante do Conselho dos direitos da criança Janeide Costaem solenidade ocorrida em Brasília.
As articulações no Município começaram no ano de 2009 pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo. Em 2010, o então prefeito Ivanildo Gouveia assinou o termo de adesão junto ao UNICEF, marcando o início do processo de capacitações e fóruns no município. Além da Secretaria de Educação, outras secretarias municipais fizeram parte do processo: Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.
Ainda em 2010 começaram os ciclos de formação, com as capacitações das pessoas que estariam envolvidas no processo, principalmente das instituições ligadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança (COMDCA) que assumiu os encaminhamentos junto com as secretarias.
Neste ano de 2012, sob a gestão do Prefeito Zé Bento, como parte da última fase do processo, foi realizado no mês de julho o último Fórum Municipal Pró-Selo UNICEF, quando houve uma avaliação dos três anos de atividades, inclusive com a participação de representantes do UNICEF.
A UNICEF aponta que o Município conquistou o Selo porque “conseguiu demonstrar que está investindo nas políticas públicas que devem ser priorizadas e que estão impactando positivamente na vida de cada menino e cada menina”. 



Radialista Sebastião Barbosa 
Com informações do Soledade Notícias /Ivanilson Gouveia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem