SÃO VICENTE DO SERIDÓ – PB: Na noite desta terça feira, dia 1º de Janeiro de 2013, Graciete Dantas tomou posse como Prefeita do município de São Vicente do Seridó, localizado no Curimataú paraibano. O evento foi realizado na casa de shows Arena Silvestre situada à Avenida Senador Ruy Carneiro. Mais de cinco mil pessoas se fizeram presentes para acompanhar e prestigiar o belíssimo evento.
A cerimônia começou com a posse dos nove vereadores eleitos e, em seguida, eleição para escolha do presidente da câmara de vereadores, onde o Vereador Océlio Queiroz, do DEM, foi eleito em chapa única, obtendo oito votos para presidir a Casa Severino Marreiro, no biênio 2013-2014. Apenas um vereador votou em branco.
Em suas palavras o Vereador Océlio Queiroz enfatizou a responsabilidade de presidir o Poder Legislativo. Disse ainda que estará trabalhando em prol do povo e que sua aliança com a Prefeita Graciete Dantas se estenderá até 31 de dezembro de 2020, já fazendo uma alusão à reeleição da atual prefeita.
Ao ser anunciada sua chegada Graciete Dantas foi ovacionada pela multidão, enquanto caminhava no meio das pessoas, demonstrando muita emoção e acompanhada de seu esposo Nenê Dantas e dos seus cinco filhos.
Foram convidados a compor a mesa a Prefeita Graciete Dantas; o Vice-Prefeito Dr. Airton; o esposo de Graciete Dantas e empresário Nenê Dantas; o empresário da cidade de Campina Grande, Geraldo Davi; representando a comunidade evangélica e líder da Assembleia de Deus, o Pastor João Alves; representando a comunidade católica a senhora Creuza; o Ex-Secretário Municipal de Finanças, Paulo Xavier; a Secretária Municipal de Saúde, Maria do Socorro Cordeiro Alves Xavier (Corrinha Berto); o ex-prefeito da gestão 2009-2012, Francisco Alves da Silva (Chico Berto); o Ex-Vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Célio Cordeiro Alves (Célio Berto); e o ex-prefeito da gestão 1993-1996, Juaci Cordeiro de Souza.
A prefeita eleita recebeu a bandeira do município das mãos de Dona Rosa, de 100 anos, esposa do primeiro prefeito do município, no ano de 1961, Claudino Cândido, que vem a ser tio de Graciete Dantas.
O ex-prefeito Chico Berto, em seu discurso, falou sobre seus três mandatos como prefeito do município, nas gestões 1982-1988, 2005-2008 e 2009-2012, e das dificuldades enfrentadas. Ele também agradeceu à família, aos amigos e falou do prazer de estar entregando a chave da prefeitura a Graciete Dantas.
O vice-prefeito Dr. Airton, em seu pronunciamento, agradeceu a Deus, à família, ao povo por poder representá-lo, ao amigo Geraldo Davi e falou que, ao contrário dos vices- prefeitos que passaram pelo município, ele não será inerte, ou uma figura decorativa e que estará sempre a disposição para ajudar a nova administração. Como já foi vereador e presidente da câmara, ele ainda afirmou que será um elo entre o Poder Legislativo e o Executivo.
Em seu tão aguardado discurso Graciete Dantas agradeceu a Deus, à sua família e a todos que contribuíram para com a sua campanha vitoriosa.
Ela também falou da força e da importância da mulher na democracia. -“Podemos ver a mulher ocupando cargos no Supremo Tribunal Federal, a mulher como presidenta, como senadora, a mulher como governadora, deputada federal e estadual, a mulher como vereadora e hoje, a mulher como prefeita de São Vicente do Seridó”.
Graciete ainda falou que pretende levar educação para as crianças, saúde para toda a população e ajudar os agricultores que tiram da terra o seu sustento. O discurso foi encerrado ao som da música Novo Tempo, de Ivan Lins e em seguida a população vibrou com a queima de fogos. Vídeos mostrando a trajetória da campanha 2012 e de depoimentos dos familiares de Graciete contando sua história desde a sua infância emocionou a todos.
BIOGRAFIA
Maria Graciete do Nascimento Dantas, tem 38 anos, nasceu no Sítio Santa Cruz, município de São Vicente do Seridó, pelas mãos das parteiras Maria de Ramiro e Mãe Bila. É filha da professora Maria Rosa e do agricultor conhecido como Lulinha. Casada há 21 anos com Nenê Dantas. Mãe de cinco filhos: Anna Gabriela, Luiz Fernando, Emanoel, Yasmin e Emanuelle. Graciete Dantas já foi professora do município, sendo necessária sua ida a São Paulo, onde junto com seu esposo Nenê Dantas deu início à parceira na administração dos negócios da família. É uma mulher de coragem, guerreira, determinada, sonhadora e que acredita que a família é a base de tudo.
Graciete entrou para a vida pública em 2004 quando apoiou a candidatura a vereador do jovem João de Deus, amigo de pelejas políticas até o dia de hoje e um dos mentores de sua trajetória política atual. Em 2008, filiada ao PRB, pretendia lançar sua candidatura à vereadora, mas não deu seguimento. Até que em 2012, já então filiada ao Democratas, teve seu nome indicado como candidata à prefeita de São Vicente do Seridó, posição esta que foi confirmada nas eleições de 7 de outubro, alcançando 3.268 votos.
Hoje, dia 01 de janeiro de 2013, em cerimônia solene, a jovem mulher Graciete Dantas recebe das mãos do Prefeito Chico Berto a responsabilidade de administrar o município de São Vicente do Seridó, com 10.400 habitantes. Sendo assim a primeira mulher e a mais jovem a administrar o município.
Clique nas imagens para ampliar as fotos.
Vereador Océlio Queiroz eleito presidente da Câmara |
Prefeita acenando para o povo |
Graciete Dantas recebendo a bandeira do município de Dona Rosa |
Vice prefeito Dr. Airton e Graciete prestando juramento |
Filhos de Graciete Dantas |
Discurso do ex -prefeito Chico Berto |
Discurso do vice - prefeito Dr. Airton |
Prefeita Graciete Dantas discursando |
População ouviu atentamente o discurso da prefeita |
Prefeita entrega uma medalha para o ex - prefeito Chico Berto |
Muito emocionada prefeita abraça seu esposo Nenê Dantas |
Vice prefeito Dr. Airton, ex-prefeito Chico Berto e a prefeita Graciete Dantas |
Vice preeito Dr. Airton, presidente da câmara Océlio Queiroz e a prefeita Graciete Dantas |
Prefeita com sua família |
Nenê Dantas e sua esposa prefeita Graciete Dantas |
RADIALISTA SEBASTIÃO BARBOSA
FONTE: saovicenteagora.com.br