PEDRA LAVRADA - I Audiência Pública em prol da construção da Barragem de Serra Branca


Pedra Lavrada (01/04/13) – A região do Seridó e Curimataú da Paraíba esteve reunida através de diversos representantes no Ginásio de Esportes da cidade de Pedra Lavrada discutindo um dos projetos mais antigos e importantes para a região, que é a construção de uma barragem no Sítio Serra Branca município de Pedra Lavrada-PB, que deverá comportar em torno de 20 milhões de metros cúbicos de água.

Nesta primeira audiência estiveram presentes diversas autoridades que tiveram a oportunidade de explanar sobre um dos temas mais importantes da atualidade em todo o nordeste, a seca. Dentre as representações estiveram representantes de diversas cidades da região, dentre prefeitos, vereadores, e demais representações políticas, além da população da cidade anfitriã.
O evento foi uma brilhante iniciativa do Presidente da Câmara de Vereadores de Pedra Lavrada, o vereador Guriatan Ferreira (Guri), que junto com o prefeito da cidade Roberto José Vasconcelos Cordeiro, estiveram recebendo todos na Audiência. Várias comissões estiveram presentes compostas de prefeitos, vereadores e assessores das cidade de Cubati, Nova Palmeira, São Vicente do Seridó, Frei Martinho, dentre outros, além de representantes do legislativo estadual, Deputado Caio Roberto  e a Deputada Gilma Germano, que estava acompanhada pelo seu esposo, o ex-prefeito de Picuí-PB e atual presidente da FAMUP (Federação das Associações dos Municípios da Paraíba) Buba Germano, Também houve representação da Câmara Federal, o Deputado Efraim Filho, e o Deputado Luiz Couto esteve representado pelo Professor Léo Modesto, além da vereadora de João Pessoa Raissa Lacerda.
Todas as representações políticas tiveram a oportunidade de falar sobre o tema, desta forma todos foram unânimes em apoio à iniciativa do vereador Guri em criar a I Audiência Pública pela construção da Barragem em Serra Branca, que teve na cidade de Pedra Lavrada o evento inicial que terá continuidade nos outros municípios de toda a região, na intenção de fortalecer ainda mais a luta pelo direito de ter uma um reservatório capaz de atender de forma mais eficaz toda a região, que luta para sobreviver em meio a uma das maiores secas dos últimos 40 anos. Atualmente diversas das cidades que lá estavam representadas, estão sendo abastecidas atualmente pela Adutora do Cariri, que utiliza águas do Açude de Boqueirão, o qual está com os níveis muito baixos e se não chover, o racionamento de água na região será inevitável. Outro fator chocante é a problemática do abastecimento de água na zona rural, que atualmente é feito por carros-pipas em cisternas construídas nas casas, além de poços espalhados na região, que mesmo assim não estão dando conta, vale salientar que as águas trazidas pelos carros-pipas vêm de áreas cada dia mais longe.

A Audiência foi um sucesso, e todos os presentes ressaltaram que a iniciativa só poderá ser alcançada através da união de representantes de toda a região além da busca dos poderes legislativos e executivos dos municípios, do estado e do país, e que embora todos tenham suas bandeiras partidárias, o momento é de trabalhar todos juntos em prol da sustentabilidade da população do Seridó e curimataú paraibano, que serão abastecidas pelo manancial assim que for construído. Por outro lado, sabe-se que o desafio é grande e que a peleja pode durar muito tempo. Porém só a união do povo e das representações políticas será capaz de em menos tempo ver a construção da Barragem concluída, para manter níveis satisfatórios de água na região apesar da seca, já que a água das chuvas escorrem por toda a região e vão se acumular no Rio Grande do Norte, deixando para traz todo um povo com sede.

A construção da barragem é uma opção viável e urgente porque a Adutora do Cariri está em estado crítico, dando sinais que sozinha não dá conta de abastecer toda a região, desta forma, mesmo com poucas chuvas seria possível aproveitar de forma sustentável a água que hoje é perdida, pois sabemos que é impossível combater a seca, por ser um fenômeno natural, mas é possível conviver com ela, assim como outros países já o fazem, neste sentido a Barragem de Serra Branca poderá ser o pontapé inicial de dias melhores para o povo que hoje sofre tanto com os efeitos da seca.


RADIALISTA SEBASTIÃO BARBOSA
COM COLABORAÇÃO DO PROFESSOR LÉO MODESTO 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem