Deputados renunciam segunda-feira para assumirem prefeituras

Deputados vão renunciar aos mandatosOs três deputados estaduais que venceram as eleições para prefeito têm até hoje para renunciarem aos seus mandatos na Assembleia Legislativa da Paraíba. O ato é necessário para garantir a posse dos parlamentares no Poder Executivo a partir de primeiro de janeiro. Vão deixar a Casa para assumir prefeituras os deputados Luciano Cartaxo (PT), eleito em João Pessoa, Francisca Motta (PMDB), que será prefeita de Patos, e André Gadelha (PMDB), vencedor em Sousa. 
 A renúncia não precisa ser efetivada no último instante, mas nenhum dos parlamentares parece preocupado em oficializá-la antecipadamente. Até o final da tarde de ontem, ninguém havia dado entrada no procedimento, como informou a Secretaria Legislativa da Casa, que faz o acompanhamento de cada etapa da tramitação. 

Prestes a assumir a Prefeitura da Capital, Luciano Cartaxo confirmou que dará entrada ao processo de renúncia apenas na segunda-feira. “Estamos preparando a documentação necessária e ela será entregue no próximo dia 31, dentro do prazo estabelecido”, garantiu. A saída do deputado vai diminuir a bancada petista na Assembleia, que ficará com dois deputados. 

A cadeira deixada por Cartaxo será assumida em definitivo pelo primeiro suplente da coligação PSDC/PCdoB/PT/PRB, formada para as eleições de 2010. O novo deputado será o Pastor Jutahy Menezes (PRB), que já fez parte do quadro de deputados durante a licença de três meses tirada por Anísio Maia (PT) para exercer a coordenadoria geral da campanha de Cartaxo. 

Francisca Motta e André Gadelha deverão seguir os mesmos passos do colega. Por meio de sua assessoria, a deputada garantiu que já tem tudo pronto para a renúncia, aguardando apenas o momento final para a sua execução. Os dois deputados serão substituídos pelos primeiros suplentes da coligação PMDB/PSC, que são Ivaldo Morais (PMDB) e Carlos Batinga (PSC), respectivamente. 

Para efetivar a renúncia, os deputados precisam encaminhar um ofício à Presidência da Assembleia Legislativa, onde informam o seu desligamento da Casa. De acordo com a Secretaria Legislativa, o ato será publicado no Diário do Poder Legislativo (DPL), o que possibilita a convocação dos suplentes. Os três novo integrantes da Casa serão chamados a partir do dia dois de janeiro. 

Licenças

Além dos três suplentes que se tornarão deputados, outras mudanças irão ocorrer na Assembleia. A primeira delas será ocasionada com a licença por tempo indeterminado de Guilherme Almeida (PSC), que vai assumir a Secretaria de Agricultura de Campina Grande. O lugar dele será ocupado pela suplente Iraê Lucena (PMDB), também da coligação PMDB/PSC.

Ainda é especulada uma possível licença da deputada estadual Eva Gouveia (PSD), cotada para integrar o Governo de Romero Rodrigues em Campina Grande. Caso a indicação seja confirmada, ela cederia lugar ao suplente Jóia Germano, eleito pelo PRP em 2010. Joia Germano é vereador e foi reeleito para um mandato de quatro anos nas eleições deste ano. Caso ele decida não ocupar a vaga e permanecer na Câmara Municipal de Campina Grande, a cadeira ficaria para o segundo suplente, Monacy Marques, eleito pelo PPS, filho da ex-deputada estadual Socorro Marques.
 
Câmara Federal


A bancada paraibana na Câmara Federal também terá mudanças acarretadas pelo resultado das eleições municipais. Para assumir a Prefeitura de Campina Grande, Romero Rodrigues também precisará renunciar à sua cadeira. O documento será enviado no próximo dia 31 e publicado em primeiro de janeiro. Sua vaga passará a pertencer ao primeiro suplente, Major Fábio (Democratas), que espera ser convocado já no dia dois de janeiro.






RADIALISTA SEBASTIÃO BARBOSA 

COM JORNAL CORREIO DA PARAÍBA 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem